Pois é! Eu sou de Ovar. Terra onde o Carnaval muda por completo a vida das pessoas em torno dos preparativos para o corso carnavalesco e claro, também para as longas noites de folia.
Agora voces pensam: "Pois... ela andou na folia e nunca mais deu notícias!"
Mas não é bem assim...=)
Peço desculpa não ter publicado nada nos últimos dias, mas agora vou falar-vos um bocadinho do carnaval da minha terrinha.
Um mês antes, já cheira a carnaval nas ruas... Nos sábados à tarde não se caminha pelas ruas, mas sim samba-se! Samba-se ao som de uma música contagiante que vai saindo das sedes e que deixa transparecer aquilo que fica guardado em "segredo dos deuses" durante tanto tempo...
A anciedade vai sendo crescente e a rivalidade entre os grupos, saudavel claro, anima as conversas nos cafés e em qualquer lado onde se entra. Os chineses, as retrosarias, o Mercado, o "Barreto"... tudo lojas que incham de fatos e de pormenores (que tornam os fatos mais divertidos) a preços muito em conta...
Durante os dias de maior folia, vive-se a noite e trabalha-se nos fatos durante o dia. (Sim.. eu também costurei o meu fato! E para meu espanto, foi coisa que me deu imenso prazer!)
Mas voces perguntam: "Então e quais são esses os dias de maior folia?"
Tudo começa com o famoso Quim Barreiros que, tradicionalmente, aparece por estas bandas na quinta-feira, trazendo a boa disposição para a cidade! Sexta é outro dia, embora mais calmo na cidade de Ovar, que trás ao centro mais gente que o habitual... neste dia os trages são mais tímidos... Sábado volta a explosão! Ovar sai à rua! Todos se fantasiam! A vitamina da alegria está bem visível em todos os rostos! Domingo, é um dia mais calmo... como sexta.
Por fim, Segunda-feira! A verdadeira noite mágica! O auge de todos estes dias de festa! As redes de telemóvel chegam a bloquear! O colorido nas ruas é imenso! Nem parece noite! Mas como "não há bela sem senão" essa magia perde-se um pouco devido a já não ser tão vulgar encontrar aqueles amigos que quase só vemos nesta altura do ano... os fatos estragam-se nas multidões... os empurrões deixam alguns mal-humorados... para nos movermos de um lado para o outro demora-se tempo de mais e fica sempre alguém para trás... A culpa é dos turistas! =)
O Desfile, ou corso carnavalesco, é uma explosão de imaginários de muitos tipos. O nosso carnaval tem três tipos de grupos: Os Carnavalescos, os Passerelle e as Escolas de Samba.
Costa de Prata (Escola de Samba)
Levados do Diabo (Passerelle)
Palhacinhas (Passerelle)
Pinguins (Carnavalesco)
Charanguinha (Escola de Samba)
Pindéricus (Carnavalesco)
Juventude Vareira (Escola de Samba)
Barulhentas (Passerelle)
Marados (Carnavalesco)
Não Precisa (Carnavalesco)
Bailarinos (Passerelle)
Hippies (Carnavalesco)
E é mais ou menos isto que se vê no cortejo...
Espero que tenham gostado.
Para o ano há mais e espero que ainda melhor!
Wednesday, 25 February 2009
Wednesday, 4 February 2009
Nouvelle Vague
Para quem ainda não sabe esta banda francesa de que gosto muito vem a Estarreja no dia 7 de Fevereiro, já este sábado.
Tenho a certeza que vai valer muito a pena e estou anciosa para que essa tão esperada noite chegue bem rápido!
Para quem não conhece, deixo aqui algumas sugestões de músicas:
Ever Fallen in Love
Heart Of Glass
Dance with me
Just Can't Get Enough
This Is Not A Love Song
The killing moon
Vamos lá ver se consigo fazer uma boa reportagem fotográfica do concerto para vos mostrar.
Se quiserem conhecer melhor a banda: http://www.lastfm.com.br/music/Nouvelle+Vague/+wiki
Espero ter entusiasmado alguns a ir e, nesse caso, até lá!
Tuesday, 3 February 2009
Monday, 2 February 2009
Tunísia
É incrivel como Tunísia, um país que afinal de contas não fica tão longe assim, apresenta uma cultura tão diferente da nossa.
Eis algumas fotografias tiradas por mim que mostram um pouco desse país que adorei conhecer em 2006.
Eis algumas fotografias tiradas por mim que mostram um pouco desse país que adorei conhecer em 2006.
Sensações: os cheiros (a especiarias e a óptimos perfumes), a adrenalina (a andar de taxi, especialmente), as feiras com coisas algo invulgares, os "negócios" com os feirantes que às vezes me despertaram algum medo, as gaiolas típicas, os dourados, as tartarugas, os gatos de rua, as portas típicas das casas, andar de camelo, os sorrisos escondidos, o deserto, os lenços, as tatuagens nas mãos, a comida, a "higiene invulgar"...
Duas paixões: música e fotografia
Duas paixões: música e fotografia.
No verão de 2008 elas misturaram-se!
Sagres - Praia do Tonel
No verão de 2008 elas misturaram-se!
Feist
Verão memorável por inúmeras razões... novas amizades, Conheci alguns recantos de Portugal desde Viana a Sagres e do litoral ao interior!
Subscribe to:
Posts (Atom)