Pois é! Eu sou de Ovar. Terra onde o Carnaval muda por completo a vida das pessoas em torno dos preparativos para o corso carnavalesco e claro, também para as longas noites de folia.
Agora voces pensam: "Pois... ela andou na folia e nunca mais deu notícias!"
Mas não é bem assim...=)
Peço desculpa não ter publicado nada nos últimos dias, mas agora vou falar-vos um bocadinho do carnaval da minha terrinha.
Um mês antes, já cheira a carnaval nas ruas... Nos sábados à tarde não se caminha pelas ruas, mas sim samba-se! Samba-se ao som de uma música contagiante que vai saindo das sedes e que deixa transparecer aquilo que fica guardado em "segredo dos deuses" durante tanto tempo...
A anciedade vai sendo crescente e a rivalidade entre os grupos, saudavel claro, anima as conversas nos cafés e em qualquer lado onde se entra. Os chineses, as retrosarias, o Mercado, o "Barreto"... tudo lojas que incham de fatos e de pormenores (que tornam os fatos mais divertidos) a preços muito em conta...
Durante os dias de maior folia, vive-se a noite e trabalha-se nos fatos durante o dia. (Sim.. eu também costurei o meu fato! E para meu espanto, foi coisa que me deu imenso prazer!)
Mas voces perguntam: "Então e quais são esses os dias de maior folia?"
Tudo começa com o famoso Quim Barreiros que, tradicionalmente, aparece por estas bandas na quinta-feira, trazendo a boa disposição para a cidade! Sexta é outro dia, embora mais calmo na cidade de Ovar, que trás ao centro mais gente que o habitual... neste dia os trages são mais tímidos... Sábado volta a explosão! Ovar sai à rua! Todos se fantasiam! A vitamina da alegria está bem visível em todos os rostos! Domingo, é um dia mais calmo... como sexta.
Por fim, Segunda-feira! A verdadeira noite mágica! O auge de todos estes dias de festa! As redes de telemóvel chegam a bloquear! O colorido nas ruas é imenso! Nem parece noite! Mas como "não há bela sem senão" essa magia perde-se um pouco devido a já não ser tão vulgar encontrar aqueles amigos que quase só vemos nesta altura do ano... os fatos estragam-se nas multidões... os empurrões deixam alguns mal-humorados... para nos movermos de um lado para o outro demora-se tempo de mais e fica sempre alguém para trás... A culpa é dos turistas! =)
O Desfile, ou corso carnavalesco, é uma explosão de imaginários de muitos tipos. O nosso carnaval tem três tipos de grupos: Os Carnavalescos, os Passerelle e as Escolas de Samba.
Costa de Prata (Escola de Samba)
Levados do Diabo (Passerelle)
Palhacinhas (Passerelle)
Pinguins (Carnavalesco)
Charanguinha (Escola de Samba)
Pindéricus (Carnavalesco)
Juventude Vareira (Escola de Samba)
Barulhentas (Passerelle)
Marados (Carnavalesco)
Não Precisa (Carnavalesco)
Bailarinos (Passerelle)
Hippies (Carnavalesco)
E é mais ou menos isto que se vê no cortejo...
Espero que tenham gostado.
Para o ano há mais e espero que ainda melhor!
Wednesday, 25 February 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Yeei! Permitiste que eu visse algumas fotos do cortejo!
ReplyDeleteCarnaval de Ovar é uma loucura! Espectacular!
Foi pena não nos encontrarmos.
Devo referir que és a única pessoa com um fato diferente para cada dia :D
Beijinho moranguita
olá marg. era só para dizer que guardei duas fotos ( as dos peixinhos ), e dei-lhes título, 1- "pierre cardume" 2- "jean-jacques gostou". E que pena não ver o teu fato...
ReplyDeleteE "ansiedade" escreve-se com s, parece-me.
beijos
h.
obrigada pela correcção ortográfica. E lamento aos restantes leitores...
ReplyDeleteBeijinho
Maguieee!
ReplyDeleteGosto do blog, primeiro ponto.
Gosto e mais nada :P
Gosto também destas fotos... um pequenino cheirinho do carnaval aí em Ovar, no qual sou fã!!! hehe
É so gente com vida!! se é que me fiz entender :P
beijo